Saúde - Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Secretaria Municipal de Saúde realiza Audiência Pública para Prestação de Contas do 2° Quadrimestre de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina da Lagoa realizou, nessa segunda-feira (28/09), às 15h30, uma audiência pública referente à Prestação de Contas do 2° Quadrimestre do Exercício de 2020, na Câmara Municipal.
Estiveram presentes os representantes do Conselho municipal de saúde, secretários Municipais, funcionários, presidente da Câmara Municipal Gilvane Everton Ferreira, Vereador Mozart Antônio Pereira e as vereadoras Cidelma de Fátima Custodio, Wanda Lopes da Silva , Devanira Bras da Silva e Sandra Mara Klassen.
O Secretário de Saúde, Carlos Alberto Rodrigues acompanhado do contador Francisco Alaor e o chefe de Vigilância em saúde Marcelo Eduardo Quiquiolo dos Reis apresentaram os números e ações que foram desenvolvidos pela Secretária Municipal de Saúde durante o período do mês de maio a agosto de 2020. São a partir dessas informações repassadas aos usuários e autoridades que são redirecionados os recursos investidos em saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde investiu nesse quadrimestre 21% dos recursos municipais somente na área de saúde, percentual a mais estabelecida por Lei, e quem são os maiores beneficiados com o investimento de R$ 3.957.630,57 no setor é a população que precisa de uma atendimento de qualidade na saúde pública.
A audiência tem como objetivo apresentar para a população todos os gastos gerados durante o ano com os serviços públicos prestados aos Munícipes.
A participação da população é de extrema importância para que todos tenham conhecimento de como são distribuídos o dinheiro público nos serviços prestados pela a prefeitura aos munícipes.De acordo com a Lei Complementar 141/2012, a União investirá em saúde o valor aplicado no ano anterior acrescido da variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. Já os estados terão de aplicar 12% de suas receitas, e os municípios, 15%. O Distrito Federal deverá investir 12% ou 15% conforme a origem da receita.
Em Campina da Lagoa nesse 2° Quadrimestre foram investidos 21% percentual maior que exigidos na lei, e quem ganha com isso, são os usuários do SUS que buscam atendimento na secretaria municipal de saúde.
Participem da próxima audiência que irá acontecer em fevereiro de 2021, a presença da comunidade é fundamental para o desenvolvimento do município.